21.11.06

06/09/2006 - Leão, o Corinthians e os Deuses do mundo da bola/24 de Agosto de 2006

A minha mais remota recordação do técnico Leão (do técnico) é uma excelente passagem pelo Galo mineiro no meio da década de 90. Com um time mais ou menos, Leão puxou jogadores do júnior e montou um meio campo pegador formado por dois volantes que nunca mais jogaram nada em lugar nenhum, Edgar e Roberto. Roberto era daquele tipo carrapato, quem mandasse o garoto marcar, ele acompanhava até no vestiário. Leão trouxe também do júnior um habilidoso lateral esquerdo franzino mas talentoso e disse a ele: "garoto, você tem dez jogos pra me provar que pode jogar no time titular do Atlético, se até lá não jogar, você volta pro júnior". Existe uma versão que ele falou cinco jogos, outra que ele disse sete, mas acredito que ele teria sido um tanto quanto excêntrico caso tivesse feito essa última proposta. Um número torto assim não serve de referência pra nada. Esse lateral era Dedê, hoje jogador do Borussia Dortmund, já com 28 anos, até o começo do ano passado capitão do time. De lá pra cá confesso que deixei de acompanhar o Borussia e não sei como ele anda. No ataque um Marques renegado pelo Corinthians junto do Valdir Bigode. No gol um Cláudio André Taffarel já ídolo. Era pra ter sido um desastre. Não foi.
Não foi porque era um time aguerrido. E porque Leão era macho o suficiente para fazer as alterações necessárias. Dei essa volta toda para chegar ao Corinthians de hoje. Que o Leão faz bons trabalhos ninguém discute. Mas ninguém discute também que 50% das vezes ele gera tanto melindre no grupo que o trabalho vai por água abaixo.
Emerson Leão é o técnico do Corinthians e eu acho que vai dar certo. Primeiro porque ele fez a coisa mais óbvia que deveria ter sido feita há tempos, tirou a braçadeira de capitão de Carlitos Tevez. É tão óbvio assim por dois motivos. Primeiro pelo que Leão já alegou: como o cara pode ser o capitão de uma equipe sendo que ninguém, ninguém entende nada do que ele fala? Uns vão dizer que a linguagem do futebol é universal. Universal é a vaia, tirando isso o resto é balela. A outra razão é a atitude. Muita gente vai dizer que a atitude de Tevez em campo é exemplar, e é mesmo. Corre, chuta, dá combate. Mas isso não importa se ele só joga quando quer. Tevez é o Romário corinthiano. Ganha absurdos e alega motivos pessoais quando quer para não treinar, faltar jogo, e acaba sempre indo cantar cumbia na Argentina.
Eu não tenho nada contra argentinos. Inclusive tenho bons amigos de lá. Mas argentino marrento é a pior raça do mundo ao lado de pseudo-hippies sandalhudos (citação de Kabella). Por ser macho o suficiente para botar Tevez no lugar dele, por ser macho o suficiente para escolher o lado certo na briga Marcelinho x Mascherano, por ser macho o suficiente para deixar o goleiro Marcelo jogar, por ser macho o suficiente para dizer que pouco se importa com o que o Kia está pensando, por ser macho o suficiente para reintegrar ao grupo o Roger, Leão vai dar certo no Corinthians. Vai dar certo se os jogadores não tiverem ciúmes da pavonice dele e quiserem copiar. O elenco do Corinthians é mal equilibrado mas, mesmo assim, é um ótimo elenco.
Agora vem o ponto final e mais crítico de toda essa situação do Corinthians. Alegando problemas com Leão, Kia promete abandonar o comando da parceria e o futebol do Corinthians. Na prática muda muito pouco, já que ele não é nenhum gênio da cartolice mundial, só tem muito dinheiro. O crítico mesmo é que, pra mim, essa briguinha começa me cheirar a uma fuga programada da MSI. Talvez já tenham feito o que vieram fazer e, vendendo o Tevez, estejam satisfeitos. Continuariam com os direitos de vários jogadores do Corinthians. Mas ai é que a porca torce o rabo. A MSI não vai ficar pra sempre. A história de parcerias do Brasil diz isso. E no dia em que a MSI for embora o Corinthians está fulminado. Além da falta de dinheiro que antecedeu a parceria, o Corinthians tem um elenco inchadíssimo, caro, uma folha de pagamento astronômica e, não se enganem, a MSI não paga ninguém direito. Deve parcelas de compras de jogadores pra todo lado.
Que Leão seja feliz e queime muitos egos por ai. Eu prefiro um ego inflado de um homem de mais de 50 anos como o dele quando vem pra subjugar egos inflados de meninos de 21 anos que se julgam deuses do mundo.

Nenhum comentário: